Sou mineira, crescida em Viçosa, e desde sempre faz muito sentido para mim cozinhar com os ingredientes do meu entorno. Quiabo nunca foi PANC na minha cidade. Numa palestra, a pesquisadora Néli Pereira falou sobre como o Brasil está na moda, e como isso esse discurso de descobridor de ingredientes é perigoso, especialmente se a gente não souber contextualizar e dar créditos aos povos indígenas e pessoas escravizadas que fizeram o Brasil ser o que é.
O quiabo, por exemplo, carrega consigo consigo memórias e a força de quem, como ele, não se deixa enfeitiçar. É comida afrodiaspórica, facilmente encontrada no meu estado.
Quando vou comprar quiabo, sempre repito o mesmo gesto que minha mãe ensinou: pressiono levemente a superfície contra os dedos para sentir se está macio ou fibroso. Aprendi que os mais tenros quebram fácil, sem resistência, e são os melhores para essa receita, esse cuidado simples garante um preparo sem surpresas na textura.
Aqui, o quiabo é salteado no shoyu com azeite, criando um equilíbrio entre o umami profundo e a leveza desse vegetal. Para finalizar, amêndoas torradas trazem crocância e um toque adocicado, enquanto o chili oil caseiro adiciona calor.
A textura fica al dente, mas pode ser ajustada conforme o tempo de cocção, permitindo versões mais macias, se desejar.
Se você busca um acompanhamento ou um petisco prático, intenso e cheio de sabor, essa receita é perfeita. No mais, querendo incrementar, clique para ver as receitas do chili oil e da mostarda fermentada, amo ter na geladeira esses dois preparos que agregam muito aos meus pratos.
Receita
Ingredientes para uma porção:
350g de quiabo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
4 colheres (sopa) de shoyu
3 colheres (sopa) de amêndoas torradas e picadas
2 colheres (sopa) de coentro
1 colher (chá) de chili oil (opcional)
1 colher (chá) de mostarda fermentada (opcional)
Modo de preparo:
Lave e seque bem os quiabos. Corte-os transversalmente, em pedaços de 4 centímetros
Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e adicione o azeite
Adicione os quiabos e deixe que absorvam a gordura e dourem
Adicione o shoyu, mexendo ocasionalmente, até que fiquem levemente tostados e al dente
Finalize com as amêndoas torradas, o coentro e o chili oil
Sirva imediatamente com as ervas por cima
Se você curte meu trabalho independente, considere apoiar com R$10/mês, para que eu possa movimentar ainda mais as minhas redes, e comunicar outras receitas como essa :)
Foto por @tuia.co/@iamlarilopez
Gente, te sigo há anos e não sabia que era de Viçosa. Vim pra estudar uns 15 anos atrás, me apaixonei e fiquei. Acho a cidade deliciosa e fui muito bem acolhida pela população. Tem vindo por aqui? Adoraria seus pitacos sobre a comida na região e também saber se tem sua mão em algum lugar
Em casa nunca faltou quiabo. Sempre colocava como uma verdura mais no feijão nosso de cada dia, mas colocando uns tres minutos antes de apagar o fogo para não deshacer. Colo no peixe com leite de coco e peixe normal. Ahí descobri contigo ele asado, uhhh que delícia. Quiabo é tudo! kkkkk Aquí em Valencia, España, é caro o kg 8,00€ Um abraço!